sábado, outubro 10, 2009

Uma vergonha!!!!

Eu costumo dizer que Portugal ainda traz ao colo as ex-colónias... Penso que existe um estigma neste país relativamente a isso e parece que para sempre viveremos na obrigação de ajudar e proteger as mesmas... Não sou xenófoba nem racista!!!! Mas penso que mais de 500 anos depois da independência do Brasil e, mais recentemente, após mais de 30 anos de independência reclamada pelas últimas ex-colónias, talvez esteja na altura de mudar um pouco a mentalidade e espero que isso mude em breve com a minha geração e as futuras. Sem dúvida que é importante manterem-se óptimas relações com esses países, etc... Também tenho consciência que foram anos, longos anos durante os quais infligimos muito mal a esses povos e nunca os deixando de tratar mal ou desenvolverem-se! Mas esse sentimento de culpa, a meu ver, não pode eternamente durar...

De qualquer forma, uma pessoa ou um grupo de pessoas não representa um país inteiro (espero eu!) e um povo nunca deverá ser julgado na generalidade! No entanto, deixo aqui um exemplo de alguém a que nos habituámos a ver nas nossas casas, pelo menos para quem consome telenovelas, e que se julgava que fosse uma pessoa com algum conhecimento e cultura. Trata-se da actriz Maitê Proença (som de vómito) que depois de passar algum tempo "grates" aqui em Portugal, fez uma pequena "reportagem" na qual os Portugueses são gozados permanentemente e aproveita também para demonstrar toda a sua ignorância num momento que mais valia ter estado calada! A "reportagem" teria sido bem mais interessante se a tivessem feito sem a dita "senhora" que espero que não volte a pôr os pés por cá tão cedo! Eu não darei dinheiro para ir ver qualquer peça de teatro que cá venha apresentar e muitos já se devem ter arrependido de o ter feito... Vou apenas deixar o link do You Tube porque não quero esta lambisgoia a ter direito a video incorporado no meu blog! Não vale a pena comentar mais, vocês darão, com certeza, com todas as "gafes" (como eu queria usar outras palavras politicamente incorrectas!) da "senhora".
PS - Manuel é uma injúria vulgarmente atribuída aos portugueses nas piadas que os brasileiros fazem sobre nós...

Sem comentários: